Página Principal | Roteiro | Artigos | Fotos | Contato

 

R O T E I R O

São Paulo - Lima (primeira Cidade)

Lima é uma cidade com aproximadamente 7 milhões de habitantes e que conserva sua esplêndida história colonial, com casarões de época e grande presença indígena em sua cultura. Lima é a capital do Perú
Foi fundada em 1535, junto com a sua fundação foi também erguida a maravilhosa catedral da cidade, que já foi considerada como o conjunto arquitetônico mais perfeito de toda hispanoamérica, catedral dedicada à São Francisco de Assis.
Lima foi fundada pelo principal conquistador do Peru, Francisco Pizarro, conhecida como cidade dos reis, pois sua fundação é oficialmente no dia 6 de janeiro, dia dos reis, festividade cristã.
O palácio do senado foi o antigo palácio da inquisição.
Lima é o centro político, administrativo e cultural do Peru. A sua universidade  denominada Universidade Nacional de S.Marcos, Fundada em 1551, foi a primeira e mais famosa de toda a América dos Sul, cuja primeira localização foi um convento próximo da igreja de Santo Domingo, construída em 1549.


Cusco

Cusco era a capital do Império Inca, principal centro político, cultural e religioso após 1438 sob o governo de Pachacuti. Cusco na antiga língua aimará significa “umbigo”, fazendo uma relação ao centro do corpo humano ao centro do Império.
Duas lendas indígenas atribuem sua fundação a seu primeiro chefe de estado, um personagem lendário chamado Manco Capac, junto a sua irmã e esposa Mama Ocllo. Em ambas se afirma que o lugar foi revelado pelo deus Sol aos fundadores depois de uma peregrinação iniciada ao sul do Vale Sagrado dos Incas em busca do lugar exato.
O Vale Sagrado, que anuncia a chegada da bela cidade de Cusco, recebe esse nome, pois além de estar entre duas montanhas, a agricultura era largamente praticada nesse vale, abastecendo com alimentos toda a região, sagrado pois gera e sustenta a vida.
Também se crê que o desenho original da cidade seja obra de Pachacuti. O plano do Cusco antigo tem forma de um puma, com a praça central Haucaypata na posição que ocuparia o peito do animal. A cabeça do felino estaria localizada na colina onde está a fortaleza de Sacsayhuamán. Os incas organizaram sua divisão administrativa de maneira que os limites das quatro regiões do império coincidissem na praça principal de Cusco.
Sacsayhuamán fica a aproximadamente dois quilômetros da cidade de Cusco, acredita-se que essas ruínas tenham sido erguidas com função militar, no entanto as gigantescas pedras que a compõem não estão completas, apresentam-se como apenas uma parte do projeto original.

Machu Picchu

Finalmente chegaremos a Machu Picchu, cidade que não foi encontrada pelos conquistadores espanhóis no momento da colonização tornando-se uma lenda para alguns aventureiros ao longo da história, alguns a entendiam como o “Eldorado”, a cidade perdida dos incas.
Em 2011, a cidade completa cem anos do seu redescobrimento pelo  explorador e professor americano Hiram Bingham e sua equipe para o local em 1911. Inicialmente Bingham não viajou para a América do Sul para explorar a terra dos Incas. Na verdade, ele viajou para a América do Sul para concluir seu estudo sobre Simón Bolívar. Em dezembro de 1908, Bingham participou do Primeiro Congresso Científico Panamericano, em Santiago, Chile. Foi aí que ele decidiu seguir a antiga rota de comércio espanhola que ia de Buenos Aires até Lima. E foi assim que ele acabou passando por Cuzco, onde conheceu J. J. Nunes, então prefeito da região de Apurimac, que o convidou para uma árdua viagem até as ruínas de Choquekirau. Bingham, pensou na época que esse poderia vir a ser o local de Vilcabamba, o há muito procurado “último lugar de descanso dos Incas“.
Machu Picchu atrai uma enorme quantidade de turistas que buscam uma questão espiritual ou mística assim como pessoas que se fascinam pela sua grandiosa arquitetura e engenhosidade para o cultivo de todo tipo de alimentos através da técnica dos terraços.
Acredita-se que a cidade inca abrigava poucas pessoas, mantinha algumas pessoas da nobreza e sacerdotes que realizavam rituais sazonais naquela região, além de alguns camponeses que mantinham o trabalho e as plantações.

São Paulo

Lima

Cusco

Machu Picchu

 

 

Expedição Odisséia no Mundo Inca

Realização:

Centro de Pesquisas Odisseia

www.cpodisseia.com