Página Principal | Roteiro | Artigos | Fotos | Contato                                 

 

A pedra que amarrava o Sol

Já imaginou se o sol saísse da orbita da terra?
Pode parecer um pensamento estranho para nós hoje, mas quando acreditavam que o sol girava em torno da terra, poderiam supor a existência de algo na terra para prender o sol, com o objetivo de deixá-lo sempre por perto, afinal não poderíamos correr o risco de perder algo tão precioso...
Os incas imaginaram esta hipótese há séculos atrás! Eles tinham medo que o sol se desprendesse da terra e por este motivo construíram um monumento com a intenção de prender o sol, chamado “pedra de intihuatana”.
Inti significa Sol e huatana vem da palavra huata, que quer dizer amarrar, prender, ou seja, intihuatana seria um local capaz de segurar o sol preso a terra. Sabemos hoje que a terra assim como os outros planetas estão ligados ao sistema solar e não o oposto mas por volta do Sec. XIII era comum afirmar o Geocentrismo. Mas o pensamento inca não estava tão fora dos parâmetros científicos, pois a pedra que construíram poderiam tanto amarrar o sol a terra ou o oposto, a questão era não separá-los.
Imagine uma linha que sairia do topo desta pedra e se conectaria ao sol fazendo com que ele sempre girasse em torno da terra, esta era a ideia dos Incas.  

 

Jonatan Tostes Carneiro (Maio/2011)

Expedição Odisseia no Mundo Inca

Realização:

Centro de Pesquisas Odisseia

www.cpodisseia.com