Página Principal | Roteiro | Artigos | Fotos | Contato                                 

 

 

Expansão! O que fez os Incas se tornarem uma grande Civilização?

 

Sempre que ouvimos falar das civilizações pré-colombianas surgem apenas três nomes em destaque, Os Incas, Maias e Astecas. No entanto sabemos que existiram muitas outras e elas tiveram grande importância cultural para a América, acontece que estas três são ressaltadas devido à grandeza do império que construíram, algo que é magnífico, mas deve ser questionado, como e porque elas realizaram tamanha expansão? Será que submeteram os outros povos através de invasões assim como foram submetidos mais tarde pelos espanhóis?  
Neste artigo vamos discutir o caso dos Incas, eles se destacam perante os outros povos da América do sul devido o grande império que construíram, em seu auge se estendia do norte ao sul das cordilheiras (4mil km), a oeste fazia limite com o oceano Pacífico e a oeste se prolongava até as barreias que o separavam das tribos selvagens do Amazônia, a população atingia cerca de 10 milhões de habitantes com diversas etnias que foram se forjando com o tempo.
Os Incas procuraram civilizar as populações indígenas que estavam “mergulhadas na barbárie” (FAVRE, 1972), mal sabiam que os espanhóis o considerariam na mesma situação, a civilização Inca era contra o canibalismo realizado pelos povos que habitavam ao redor e dizia ter a intenção de ensinar lhes o cultivo do milho e os prazeres de viver em paz com o próximo, pois eles viam a guerra para a conquista um preço a ser pago para obter um império unificado. Mesmo assim essas guerras tinham conseqüências terríveis “Os chefes inimigos vencidos eram trazidos para a capital com suas armas e seus ídolos para serem lançados aos pés do imperador... eram depois decapitados, fazendo-se vasilhames de bebida com seus crânios, flautas com seus ossos, colares com seus dentes e tambores com suas peles” (FAVRE, 1972), uma história muito nefasta que não deve ser encoberta.
È claro que a intenção de revelar estas coisas, não é dizer que os incas mereceram ser mortos pelos espanhóis, pois provaram da mesma moeda, e sim mostrar que a construção de um império tem seu custo. Muitas vezes olhamos para as civilizações pré-colombianas e imaginamos que eles viviam em igualdade, num mundo perfeito em harmonia, e o homem branco trouxe toda a desgraça. Devemos ter em mente que o homem faz coisas terríveis assim como coisas belas, no caso dos Incas seu império foi construído através do sucesso que obtiveram nas guerras e da forma como conquistaram os demais povos, essa conquista teve diversas conseqüências para os povos que habitavam na região.
Como historiador meu papel é sempre entender os acontecimentos do passado para transformar o futuro e acredito que ao olharmos para a sede de expansão dos Incas ou dos espanhóis, do homem, devemos sempre tomá-las como lição, este não é o caminho para a paz, ao invés disso precisamos procurar formas de aceitar o outro e conviver harmonicamente com ele para que as civilizações futuras possam olhar para o passado e ver uma grande civilização construída por grandes pessoas.

 Jonatan Tostes Carneiro

 

Machu Picchu

 

 

 

Espanhois X Incas

 

Archivo:Shyris incas guerra muere-cacha.jpg

Incas X Povos Indígenas

Expedição Odisseia no Mundo Inca

Realização:

Centro de Pesquisas Odisseia

www.cpodisseia.com